quarta-feira, 2 de novembro de 2011

As Cinco Linguagens do Amor

Já havia lido As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman; mas o estou relendo como tarefa da Escola Bíblica e é um livro realmente interessante.



Gary Chapman defende que temos cinco linguagens do amor: Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, Presentes, Atos de Serviço e Toque Físico; que podem ter inúmeros dialetos.

Isso explicaria, por exemplo, porque uma pessoa não fica tão entusiasmada quando recebe algo de outra que não se insere na sua primeira linguagem do amor; e quem deu geralmente escolhe algo que expressa a sua própria primeira linguagem do amor - por isso não entende porque a outra pessoa não valorizou seu elogio, o tempo passado juntos, seu presente, seu serviço ou seu toque quando a sua primeira linguagem do amor não coincide com a da outra.

Por outro lado, também auxilia a mudar esse cenário quando se descobre qual é a primeira linguagem do amor da pessoa "presenteada" e ajusta-se o "presente" de acordo.

O livro é resultado de anos de trabalho do autor como conselheiro matrimonial e palestrante (entre milhares de outras coisas; Gary Chapman é outra pessoa da categoria "multi").

É voltado para o amor entre o casal; entretanto, pode ser aplicado para o nosso relacionamento com todos os nossos amados (pais, filhos, irmãos, amigos).

Mas descobri na Cultura que já há As Cinco Linguagens do Amor dos Adolescentes, para que os pais aprendam a identificar a primeira linguagem do amor de seus filhos adolescentes; As Cinco Linguagens do Amor das Crianças - idem, voltado para as crianças; As Cinco Linguagens do Amor para Solteiros, As Cinco Linguagens do Amor de Deus, As Cinco Linguagens do Perdão e uma série de outros livros do autor.

Vi na minha edição que é a 21.ª reimpressão da 2.ª edição, e que foram vendidos mais de cinco milhões de exemplares.

Vale a leitura; até para identificar a nossa própria primeira linguagem do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário